Ibovespa Futuro sobe e bate 160 mil com expectativa por fim de shutdown nos EUA

O Ibovespa Futuro opera com leve alta nos primeiros negócios desta quarta-feira (12), em meio a expectativas de que a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos colocará fim à maior paralisação do governo norte-americano já registrada, enquanto no Brasil os agentes devem ficar atentos a falas do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, depois da divulgação na véspera da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária. Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em dezembro subia 0,10%, aos 160.075 pontos.

Quer ficar bem informado? Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp

A Câmara dos Deputados dos EUA, controlada pelo Partido Republicano do presidente Donald Trump, deve encerrar nesta quarta uma paralisação governamental que gerou um apagão de dados econômicas e colocou uma névoa sobre as perspectivas para a economia do mundo.

Com isso, mercados acionários globais operavam no azul e o índice de referência das ações europeias chegou a registrar um recorde mais cedo na sessão. Os índices futuros de Wall Street também apontavam para o terreno positivo.

Enquanto isso, no Brasil, as atenções devem ficar concentradas em duas falas de Galípolo, em entrevista coletiva sobre o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) pela manhã na sede do BC, e durante palestra no painel “Política Monetária no Brasil”, no Fórum de Investimentos 2026 – Tendências Globais para os Investimentos, promovido pela Bradesco Asset Management, à tarde, em São Paulo.

Ainda na seara local, o dia será novamente marcado por uma série de divulgações de resultados de empresas para o terceiro trimestre, com destaque para Banco do Brasil (BBAS3).

Na cena política, os participantes do mercado devem digerir os dados da mais recente pesquisa Genial/Quaest, que mostrou que, após chegar ao nível mais alto deste ano no mês passado, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou oscilação para baixo em novembro e voltou ao patamar de setembro.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,15%, o S&P Futuro tinha alta de 0,25% e o Nasdaq Futuro avançava 0,46%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,05%, a R$ 5,298 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, após Wall Street apresentar resultados mistos em meio à expectativa de que a paralisação do governo americano estivesse perto do fim e à estagnação do comércio de inteligência artificial.

As ações do SoftBank recuaram até 10%, depois que a empresa anunciou a venda de sua participação integral na fabricante de chips Nvidia por US$ 5,83 bilhões. A gigante japonesa busca capitalizar seu investimento total na OpenAI, criadora do ChatGPT.

Os preços do petróleo operam em baixa devido à preocupações com o excesso de oferta.

As cotações do minério de ferro na China subiram com as esperanças de novos estímulos da China, principal consumidora, superando as preocupações com uma perspectiva sombria decorrente do aumento da oferta e da diminuição da demanda.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro sobe e bate 160 mil com expectativa por fim de shutdown nos EUA appeared first on InfoMoney.




Fonte: Leia a matéria original